É inegável o Orgulho que sentimos do futebol Amazonense, com o advento e a crescente em participações nas competições no eixo Norte e também nacionais.
Em 2024 Teremos equipes participando da copa Verde (Manaus FC. e Amazonas E.C) Série D do Brasileirão com : Manaus FC, Manauara e Princesa do Solimões, e o que dizer do Amazonas FC que participa da copa do Brasil e do Brasileirão série B, após ser o Grande Campeão com Méritos!
Entretanto não poderíamos deixar de lembrar de uma grande estrela do futebol Amazonense, e que foi Destaque no Cenário Nacional, e que tanto nos trouxe orgulho nos anos 80 e início dos anos 90.
Estamos falando de Nininberg dos Santos Guerra, ou como era mais conhecido, “Berg”que nasceu em 16 de março de 1963 e que neste ano completaria 61 anos.

Berg Foi a Grande Revelação do Futebol Amazonense no Ano de 1982, atuando pelo Atlético Rio Negro clube. No mesmo ano Foi Campeão Amazonense desbancando o Nacional que vinha de uma sequência de seis anos. Berg se destacou e chamou a Atenção do então Presidente do Botafogo do RJ, Sr. Emil Pinheiro, chegando ao clube em 1983.

Berg também jogou pelo Americano, de Campos, Atlético, do Paraná, Coritiba, América do Rio, Madureira, Cerro Portenho, do Paraguai e por último pelo América, da cidade paulista de Rio Preto.
Foi um Meio Campista Canhoto de Grande Habilidade do Futebol brasileiro, com a Camisa do Botafogo de Futebol e Regatas se destacou nos anos 80/90 sendo bicampeão carioca em 1989 e 1990.
Infelizmente no dia 11 de julho de 1996, na Cidade do Rio de Janeiro, faleceu de forma precoce, aos 33 anos, vítima de parada cardíaca, quando jogava uma pelada na praia da Barra da Tijuca. Seu corpo seguiu para Manaus, onde foi velado no Ginásio do Atlético Rio Negro Clube e após as homenagens foi sepultado na Manhã de 14 de julho de 1996.
Na época do seu falecimento Berg era casado e deixou uma filha. O Atleta dá Nome a um dos Principais Ginásios Poliesportivos da Cidade de Manaus, o Irmão do Jogador que é cantor de música brega usa o Apelido do Atleta “Berg Guerra” Realizando Vários Shows por vários lugares do Estado e até mesmo fora dele.

Berg saiu do “Galo da Praça da Saudade (Rio Negro AM) Para o “Glorioso”(Botafogo RJ) em 1983, tendo atuado em 235 jogos e marcando 39 Gols pelo Botafogo, entre 1983 e 1988 ,1990 como também em 1993.
Títulos de Berg no Glorioso:
1982- Campeão Amazonense
1984- Campeão do Torneio de Genebra
1985- Campeão do Torneio de Berna (Philips Cup)
1990- Campeão Carioca (onde disputou 3 Jogos)
1993- Conmebol
Que possamos ter Novos “Bergs” a despontar em Grandes Clubes, pelo Brasil e Outros países também, levando o Nosso Estado no Coração, e nos enchendo de Orgulho sermos Amazonenses!
Matéria por: Walcimar Mazzaro