Diário da Arte, neste sábado(14 de setembro de 2024) cobri a final da seletiva Amazonense do Duelo de MCs 2024. Estar em um movimento cultural, ainda que cobrindo, possibilita-me a oportunidade da observância típica do artista. Resolvi fazer uma análise Psicológica dessa expressão cultural.
Da Chegada
Chegamos horas antes para observar os melhores pontos para a cobertura audiovisual e me deparei com um recital de poesias. Eram poesias viscerais filtradas com o prisma da juventude, com o que o tempo e a sua ótica lhes forneciam, expressavam-se. Verifiquei as verdades artísticas daqueles que subiam no palco para se expressar, logo percebi que estava acontecendo outra seletiva de poesia.

Sobre a preparação
Após identificar os melhores pontos para a captação de imagens, resolver a parte técnica do som, era hora de colocar o drone para voar.
Quando observei no horizonte a imensidão desta cidade e desci o drone para revelar o evento que estava acontecendo no viaduto do Manoa. Refleti sobre como o ecossistema cultural acontece e a cultura é viva.O público estava ficando cada vez maior, pois as batalhas de rimas estavam prestes a começar.

A dinâmica artística e a expressividade
Em cada atividade artística existe uma hierarquia de valores que caracterizam a boa arte para um determinado grupo. Na batalha de rima, vence quem é mais sagaz para cair na preferência do público e dos jurados. A batalha é guiada ao som das batidas de Hip hop, onde os MC ‘s rimando em cima da batida.

No Palco
Cada batalha possui um apresentador, que por sua vez agita o público e realiza o sorteio. Esta ação, em minha percepção, reduz a chance do MC vir com um texto pronto e direcionado ao participante, fazendo prevalecer a improvisação e o estado de flow adquirido no improviso.

O que é o Conceito do Estado de Flow na Psicologia?
O estado de Flow é um conceito desenvolvido pelo psicólogo Mihály Csíkszentmihályi, e refere-se a uma experiência subjetiva de imersão total em uma atividade, onde o indivíduo está completamente concentrado e envolvido, a ponto de perder a noção do tempo e do ambiente ao redor. No estado de Flow, há uma sensação de fluidez e controle, em que as ações parecem fluir sem esforço, e o desempenho atinge um nível máximo.
Esse fenômeno ocorre geralmente quando a pessoa enfrenta um desafio que está em equilíbrio com suas habilidades, ou seja, nem muito fácil nem tão difícil que cause ansiedade. A atividade em si se torna intrinsecamente recompensadora, e a pessoa se sente motivada a continuar pelo prazer que a execução traz, não necessariamente pelo resultado final.
Características principais do estado de Flow:
- Foco total na tarefa: A atenção é direcionada completamente à atividade em curso, com distrações externas minimizadas.
- Sensação de controle: A pessoa se sente no comando da situação, ainda que a tarefa exija bastante.
- Perda da autoconsciência: A percepção de si mesmo enquanto indivíduo pode desaparecer, com o foco unicamente na tarefa.
- Alteração da percepção do tempo: O tempo parece acelerar ou desacelerar, conforme a experiência subjetiva da pessoa no Flow.
- Feedback imediato: A pessoa sente que está progredindo na tarefa, recebendo “feedback” constante de suas ações, seja pelo resultado imediato ou pela sensação de acerto.
Na batalha de rimas, esse estado pode ser observado quando o MC está completamente imerso no improviso, sem pensar de forma consciente nas rimas, mas deixando-as fluir de maneira espontânea. A batida do Hip Hop serve como o gatilho que ajuda a manter o ritmo, e o ambiente desafiador (com a expectativa do público e dos jurados) intensifica a concentração. A necessidade de improvisar, somada ao ambiente altamente engajante, proporciona as condições ideais para que o MC entre no estado de Flow, resultando em uma performance expressiva e autêntica.

Este estado não é exclusivo de atividades artísticas, mas também pode ocorrer em outras áreas como esportes, educação, e até no trabalho, sempre que há uma combinação de desafio e habilidade que envolva profundamente o indivíduo, mas voltaremos para a batalha de rimas.
A Batalha de Rimas é uma Batalha Mental
Um MC começa a rodada de ataque e tenta desestabilizar o outro MC(deixá-lo sem resposta). Vale fazer um adendo, que não é uma selvageria e aparentemente, ninguém leva para o pessoal, é uma comunidade unida de uma cultura consolidada! Mas vamos descrever o que está acontecendo, o barato da batalha.

O MC possui algum conhecimento prévio da vida do outro MC ou informações sobre o nome, histórico ou observação de conduta e demais variações e reúne esse arcabouço de conhecimento e processa em tempo real enquanto o embate acontece. O MC mais competente além de trazer as rimas com um raciocínio lógico, possui o componente musical, pois ele versa no ritmo da música. Quando o MC consegue dar um “golpe certeiro” na batalha, nitidamente o outro MC é desestabilizado, ficando sem resposta ou versando fora do ritmo.
O que está acontecendo no cérebro?
Durante uma batalha de rimas, o cérebro dos MCs está trabalhando de forma intensa e altamente coordenada, engajando uma série de processos mentais e áreas neurais que permitem a improvisação, o raciocínio rápido e a sincronização musical. Abaixo, descrevemos os principais processos que estão ocorrendo no cérebro nessa situação:
- Ativação do córtex pré-frontal: Essa área é crucial para o raciocínio lógico, planejamento e tomada de decisões rápidas. O MC precisa usar o córtex pré-frontal dorsolateral para acessar informações sobre o oponente, como seu histórico ou observações comportamentais, e combinar essas informações em respostas criativas e racionais. Além disso, essa área está envolvida na criação e organização das rimas e na capacidade de improvisação.
- Memória de trabalho: O cérebro do MC depende fortemente da memória de trabalho, um componente da memória de curto prazo que permite manter e manipular informações em tempo real. Enquanto o MC ouve o ataque do oponente, ele armazena esses dados momentaneamente, processa o conteúdo e gera uma resposta adequada, tudo enquanto mantém o ritmo e a melodia da música em mente.
- Rede de criatividade e fluxo: Quando o MC entra em um estado de fluxo, como frequentemente ocorre durante uma performance altamente envolvente, diferentes redes neurais são ativadas. A rede de modo padrão (default mode network) e a rede de controle executivo trabalham em conjunto, permitindo ao MC alternar entre a geração espontânea de ideias e o controle de suas respostas criativas. O córtex pré-frontal medial, responsável por ideias criativas e improvisação, também desempenha um papel fundamental na construção de rimas improvisadas.
- Regulação emocional: O MC precisa gerenciar suas emoções em meio à competição, uma tarefa controlada pela amígdala (processamento emocional) e pelo córtex cingulado anterior, que regula a resposta emocional a estímulos provocativos. Esses sistemas permitem que o MC mantenha o controle e evite reações emocionais impulsivas, mesmo sob ataque verbal, promovendo uma resposta calma e estratégica.
- Percepção rítmica e sincronização motora: Para que o MC “verse no ritmo”, seu cérebro deve coordenar atividades auditivas e motoras. O giro temporal superior e o córtex auditivo processam os aspectos rítmicos da batida, enquanto o cerebelo e o córtex motor coordenam os movimentos vocais para sincronizar as rimas com a música. A fluidez com que isso ocorre sugere um envolvimento das redes de sincronização auditivo-motora, que permitem a adaptação precisa ao ritmo.
- Resiliência psicológica e resistência ao estresse: Durante a batalha, quando um MC tenta desestabilizar o outro, o alvo dessa tentativa enfrenta um aumento no nível de estresse, e o cérebro deve se ajustar rapidamente. O sistema límbico, que inclui estruturas como a amígdala e o hipocampo, monitora o estresse, enquanto o córtex pré-frontal inibe reações impulsivas, ajudando o MC a se concentrar e continuar raciocinando sob pressão.
- Efeitos da competição e reforço social: Ao mesmo tempo, a expectativa e a resposta da plateia ativam o sistema de recompensa no cérebro, principalmente através da liberação de dopamina nas áreas como o estriado e o núcleo accumbens. Esse sistema motiva o MC a continuar performando, com a aprovação do público, servindo como um reforço positivo que estimula a performance.
A Hora do Veredicto
Após a batalha acabar, é delegado ao público o poder de decisão, então além de toda a batalha mental, os MC’s estão expostos ao julgamento do público e dos jurados que estavam em cima do palco. O MC tem que passar carisma e dizer coisas relevantes para aquela comunidade, além de ser rápido no gatilho, tem que se fazer entender. Para além disso, os MC’s demonstram força e uma teatral indiferença através de postura corporal enquanto o MC que está competindo com ele está versando. Há um exercício de persuasão para o público e os jurados, que por sua vez, definem o vencedor. Mas quais são as “armas” de convencimento do MC?

Elementos da Persuasão do MC

Na batalha de rimas, os MCs não apenas demonstram habilidades líricas e rítmicas, mas também utilizam uma variedade de estratégias persuasivas para conquistar o público e os jurados. A capacidade de persuadir está intimamente ligada a técnicas de comunicação verbal e não verbal, além de apelar para a emoção e cognição dos ouvintes. A seguir, exploramos os principais elementos de persuasão que os MCs empregam durante uma batalha:
1. Carisma e Presença Pessoal
O carisma é uma das ferramentas mais poderosas na persuasão, e os MCs buscam projetar uma presença dominante e autoconfiante. O carisma está relacionado à capacidade de capturar e manter a atenção do público. Um MC carismático utiliza:
- Tom de voz controlado e impactante: Um tom forte, mas controlado, pode transmitir autoridade e confiança, fazendo com que suas rimas pareçam mais convincentes.
- Contato visual: Estabelecer contato visual com o público e os jurados ajuda a criar uma conexão emocional, fazendo com que a plateia se sinta parte da performance.
- Gestos expressivos e linguagem corporal expansiva: Gestos amplos e posturas abertas transmitem autoconfiança e segurança, o que é percebido positivamente e aumenta a credibilidade do MC.
2. Apelo à Emoção (Pathos)
Os MCs frequentemente apelam para as emoções do público e dos jurados em suas rimas. Ao tocar em temas emocionalmente carregados, como experiências pessoais, questões sociais ou realidades culturais que ressoam com a comunidade, eles aumentam a chance de influenciar a percepção dos ouvintes. Eles fazem isso ao:
- Evocar empatia: Usar narrativas ou referências pessoais ou sociais que sejam facilmente identificáveis pela plateia, gerando uma resposta emocional.
- Provocar humor ou tensão: A utilização do humor ou sarcasmo pode atrair o público, tornando a performance mais envolvente. Por outro lado, um ataque verbal eficaz pode criar um clima de tensão, que, se bem controlado, amplifica a excitação do público.
3. Lógica e Estrutura Argumentativa (Logos)
Embora a batalha de rimas seja muitas vezes vista como uma performance artística, há uma estrutura lógica por trás das provocações e ataques. O MC que consegue montar argumentos sólidos em suas rimas tem maior chance de influenciar o público e os jurados. Isso envolve:
- Raciocínio rápido: A habilidade de conectar ideias e usar o conteúdo pessoal ou social do oponente de maneira lógica e coerente torna a rima mais persuasiva.
- Argumentos bem elaborados: As rimas mais eficazes não são apenas ataques gratuitos, mas sim ataques baseados em informações relevantes, que soam lógicas dentro do contexto da batalha.
4. Uso do Ritmo e Sincronização (Kairos)
O ritmo da música é uma parte essencial da batalha de rimas, e um MC que consegue se sincronizar perfeitamente com a batida tem uma vantagem persuasiva. O conceito de kairos, que refere-se ao “momento certo” ou “timing oportuno”, é crucial aqui:
- Pontuar a rima no momento certo: Rimas que chegam no momento perfeito, no compasso da batida, têm um impacto mais forte na plateia, criando uma sensação de fluidez e controle.
- Variação de ritmo e velocidade: Alterar a velocidade de fala ou seguir variações da batida musical pode criar contrastes que capturam a atenção e tornam a performance mais memorável.
5. Apelo à Comunidade e Cultura (Ethos)
Os MCs também utilizam um apelo à identidade cultural e ao senso de pertencimento da comunidade hip hop. Esse apelo ao ethos – a credibilidade e a autoridade do MC dentro da cultura – é fundamental:
- Referências culturais e sociais: Fazer rimas que abordam questões ou experiências que são compartilhadas pela plateia fortalece o vínculo e aumenta a legitimidade do MC. Isso faz com que ele seja visto como “um de nós”, aumentando a aceitação de sua performance.
- Relevância local: O MC que demonstra conhecimento das questões locais ou experiências comunitárias cria uma conexão imediata com o público, sendo percebido como autêntico e genuíno.
6. Demonstração de Controle e Postura Corporal
O uso de linguagem corporal é um aspecto fundamental da persuasão em uma batalha. A “teatral indiferença” descrita no texto é uma estratégia que demonstra controle emocional e confiança:
- Postura firme e inabalável: Ao não reagir visivelmente às provocações do oponente, o MC projeta uma imagem de controle e superioridade, o que pode influenciar o público a vê-lo como mais forte.
- Movimentos calculados: Pequenos gestos como levantar o queixo ou cruzar os braços podem ser usados para transmitir uma atitude de poder e desafio.
7. Pressão Social e Feedback do Público
O MC também conta com a resposta do público como parte de sua estratégia persuasiva. A interação com o público e os jurados cria um ciclo de reforço social, onde reações positivas do público podem reforçar a percepção de que o MC está vencendo. Esse ciclo é amplificado por:
- Reação da plateia: Se um MC consegue provocar uma forte reação do público (gritos, aplausos), isso pode influenciar os jurados a considerar sua performance superior.
- Incorporação do feedback: Os MCs ajustam suas performances em tempo real, utilizando o feedback imediato do público para reforçar ou alterar seu estilo, maximizando o impacto persuasivo.

Sobre a experiência
Na minha adolescência participei do movimento cultural do Rock na cidade de Manaus, sei bem como é estar vivendo tão intensamente a cena cultural. Hoje vivo talvez mais intensamente a cena cultural da cidade, sem dúvidas. Depois de 17~19 anos vivendo a arte, a vibe vai ficando diferente, os papéis vão mudando e sinto que há outras maneiras e possibilidades de colaboração com a cultura. Observo que nessa breve passagem pela vida, todos temos o nosso papel, o meu é colaborar ainda que de maneira singela com o que sempre alimentou e continua alimentando a minha alma, pois a arte mantém o meu pé no chão e a minha cabeça no lugar. Faço encerrada esta reflexão e no peito resta gratidão. Até a próxima!
Gianini Masulo
Este trabalho de pesquisa foi contemplado pelo edital de Bolsas Culturais da Prefeitura de Manaus. A bolsa concedida reforça nosso compromisso em documentar e analisar profundamente a criatividade dos artistas amazonenses, contribuindo para o desenvolvimento cultural da nossa terra.